O clima é um dos fatores mais importantes para a agricultura. Como é algo impossível de ser controlado, prever suas condições é a melhor forma de estarmos preparados para agir.
Pensando nisso a ADAMA, como pioneira no #Agtech, há anos inovou criando a maior rede de estações meteorológicas privada do Brasil. O projeto ADAMA Clima!
Ele consiste num sistema simples e intuitivo, onde os dados climáticos ficam facilmente acessíveis na palma da mão através do App.
A previsão climática auxilia na organização do deslocamento das frentes de trabalho nas fazendas, na melhoria da eficiência da aplicação de adubos e na tecnologia de pulverização, indicando o melhor momento para aplicação dos defensivos devido ao entendimento dos fatores climáticos como umidade, temperatura, evapotranspiração, molhamento foliar, vento etc. Com isso é possível evitar a deriva, a evapotranspiração das gotas, identificar as geadas, estiagens, monitorar incêndios, etc. São inúmeras as aplicações para entender melhor o clima.
Os dados climáticos que são gerados pelas estações meteorológicas permitem diferentes análises do campo. Por exemplo, com a observação da intensidade de chuvas é possível identificar a ocorrência de escorrimento superficial nos talhões, indicando a necessidade de operações com arado ou subsolador a fim de melhorar a drenagem caso exista compactação no solo e melhorando assim o aproveitamento hídrico.
O cruzamento de dados gerados pelas estações também possibilita criação de vários mapas e o compartilhamento via API permite a interação e análise dos resultados em diferentes sistemas digitais.
Com a rede meteorológica é possível gerar dados de alta complexidade, mas ao mesmo tempo adquirir entendimentos das áreas de produção de forma simplificada. Estas informações permitem por exemplo, realizar o Zoneamento Agrícola, sendo que com a formação do histórico climáticos, pode-se começar a entender melhor o comportamento do microclima da região, o que é fator determinante para as atividades agrícolas e escolha de cultivares.
O projeto ADAMA Clima conta com vários clientes no Agronegócio e no setor sucroenergético, tem uma bela história de sucesso com a Adecoagro.
Consolidando essa parceria de 10 anos com a Adecoagro, em 2022 foi dado início ao Projeto Cana Forte! O projeto traz a expansão da rede meteorológica e juntamente com a base histórica de dados climáticos das mais de 500 estações do projeto ADAMA Clima, permitirá um manejo estratégico de variedades em mais de 200 mil hectares de cana-de-açúcar, aumentando a produtividade através da inteligência climática.
São 65 novas estações meteorológicas indo a campo, dando a certeza dos melhores resultados através da:
- Melhoria do planejamento agrícola
- Melhor aproveitamento das janelas de plantio e colheita
- Maior entendimento do impacto do clima na produtividade
- Otimização da movimentação de maquinários
- Melhor aproveitamento hídrico
- Otimização do monitoramento de pragas e doenças
- Realização de operações de pulverização mais eficientes e sustentáveis
- Formação de histórico climático local e aumento da capacidade de inteligência climática
A Metos Brasil mais uma vez destaca o orgulho que sente em participar do projeto ADAMA Clima! Destacamos nosso entusiasmo ao ver a Agricultura Digital se expandindo e levando cada vez mais valor aos produtores rurais, em especial com parceiros como a Adama e a Adecoagro, que nos honram com seu protagonismo, pioneirismo e sua busca constante por evolução!
Contem sempre com o time da Metos Brasil nessa jornada!