Saiba mais sobre a La Niña com a Metos Brasil.
A La Niña é um evento climático natural que corresponde ao resfriamento periódico das temperaturas da superfície do oceano Pacífico Equatorial central e centro-leste.
Esse fenômeno ocorre a cada 3 ou 5 anos e as temperaturas do oceano ficam em média entre 1 a 3°C abaixo do normal entre a linha Equatorial e a costa oeste da América do Sul.
Essas mudanças nas temperaturas da superfície do oceano afetam principalmente os padrões de chuvas tropicais e os ventos atmosféricos.
No Brasil, a La Niña possui diferentes impactos em cada região do país.
>>Na região Sul, pode implicar em passagens rápidas de frentes frias.
>>Na região Sudeste, especialmente durante o inverno as temperaturas podem ficar ligeiramente abaixo da média climatológica.
>>Na região Nordeste, ocorre a passagem de frentes frias, especialmente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, indicando temperaturas ligeiramente abaixo da normal nesses Estados.
>>Na região Norte, a tendência é de chuvas abundantes, especialmente na extremidade da região e a leste da Amazônia.
A previsão probabilística multi model (IRI) para condições de La Niña no próximo trimestre é de 70% de baixa intensidade, tendendo gradualmente a neutralidade no primeiro trimestre de 2023, com as previsões climáticas apontando para o início do verão Austral com chuvas regulares em relação as médias climatológicas em boa parte do país.
Converse com nosso time de especialistas e saiba como nossas tecnologias podem ajudar a enfrentar os desafios que o clima impõe durante a safra.
Leve nossa #inteligênciaclimática para sua lavoura e com o uso de dados de qualidade e a previsão meteorológica mais assertiva do mercado proteja sua produção enquanto aumenta sua #produtividade com #sustentabilidade.
brasil@metos.at
www.metos.com.br
Fontes:
Discussão diagnóstica da NOAA sobre a previsão da La Niña – último Boletim:
https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.shtml
Estudo sobre La Niña nas diferentes regiões do Brasil:
http://mtc-m16b.sid.inpe.br/col/cptec.inpe.br/walmeida/2004/06.30.08.07/doc/Marengo_Impactos%20do%20fenomeno.pdf
https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.shtml
https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ensofaq.shtml#NINA