Pequeno manual da estação meteorológica: mitos, verdades e curiosidades

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

[ux_image id=”225″ margin=”0px 0px 22px 0px”]

A tecnologia no campo mudou a rotina do produtor rural. Antes, muitas das informações sobre o cultivo demandavam trabalho manual ou eram imprevisíveis. Atualmente, no entanto, algumas delas podem ser obtidas em tempo real com a ajuda da internet já que as informações sobre o cultivo, previsão do tempo e necessidade de irrigação podem ser acessadas mesmo à distância.

As estações meteorológicas se tornaram uma das ferramentas fundamentais para auxiliar os agricultores. Dados precisos e previsões assertivas são cruciais na tomada de decisão, por isso, para desmistificar as dúvidas em relação às estações meteorológicas, a Metos Brasil conversou com Anderson Salvati, gerente de tecnologia e João Lelis, gestor técnico comercial.

Os profissionais esclarecem as principais questões para auxiliar quem busca entender o funcionamento e uso dessa ferramenta que beneficia o trabalho dos produtores rurais. Veja abaixo mais detalhes sobre as estações meteorológicas e como elas podem mudar o seu planejamento, fazendo com que seu cultivo seja mais produtivo e inteligente.

Para que serve uma estação meteorológica?

A estação meteorológica é um conjunto de sensores que são responsáveis por coletar dados das condições climáticas atuais, e armazenar as leituras sequencialmente num registro histórico muito preciso do clima. Os diversos tipos de sensores são capazes de registrar aspectos como chuva, temperatura do ar, radiação do sol, pressão atmosférica e velocidade do vento. Estar atento à previsão do tempo é um fator de extrema importância para o agricultor. Sabendo que haverá grande precipitação em uma determinada semana é possível prever uma grande economia nos custos com irrigação, por exemplo. Uma estação meteorológica permite que o produtor:

  • Planeje suas operações olhando para o futuro, com base na previsão do tempo localizada;
  • Analise o clima e controle suas operações no presente. Os dados atuais garantem que todas as suas operações sejam realizadas com o clima ideal;
  • Entenda resultados passados analisando e entendendo os efeitos do clima na sua produtividade;

Quais são os tipos de estações meteorológicas para a agricultura?

Existem dois tipos de estações: as convencionais exigem a presença de uma pessoa diariamente para coletar os dados, e as automáticas funcionam de forma completamente autônoma. No caso das estações meteorológicas automáticas, os sensores enviam as informações para um sistema que é acessado pelo produtor a partir de uma simples conexão com a ferramenta de dados. As estações podem ser totalmente customizadas dependendo da necessidade da plantação. Entre os sensores mais pedidos constam aqueles que são capazes de rastrear precipitação, velocidade do vento, radiação, temperatura e umidade relativa do ar e, em alguns casos, o sensor de direção do vento.

Como é possível reduzir o custo de irrigação com estações meteorológicas automáticas e quais são as outras vantagens de instalar esse tipo de ferramenta?

O produtor terá certeza da quantidade de água e da hora certa para irrigar se usar racionalmente as informações coletadas para o balanço hídrico a partir da estação meteorológica. Uma vez adaptado aos parâmetros climáticos é possível decidir qual a melhor época para o plantio a partir do entendimento da mudança climática na sua propriedade. Pesquisas também mostram a possibilidade de mensurar a produtividade da lavoura em função do clima e da época do plantio.

Qual é o melhor sensor a ser instalado na estação de acordo com o meu ramo de produção?

Existem sensores específicos para algumas áreas. O sensor de diâmetro de caule, por exemplo, é utilizado na fruticultura. Já o sensor de umidade de solo é um grande aliado para os que trabalham com a agricultura irrigada. Quem utiliza fertilizantes na irrigação dos frutos pode também pedir o sensor de salinidade. Para produtores que desejam trabalhar com modelagem combatendo as doenças recomenda-se o sensor de molhamento foliar. Em todo caso sempre é possível analisar de acordo com a necessidade individual de cada produtor e suas prioridades.

Existe alguma diferença principal entre a estação meteorológica convencional e automática?

A estação automática disponibiliza os dados para o produtor sem a necessidade de interação presencial. As estações meteorológicas da Metos Brasil enviam para a internet todos as informações captadas pelos sensores através de diferentes formas de comunicação. Esses dados são armazenados e disponibilizados em uma nuvem privada que pode ser acessada de qualquer lugar.

Quais são as informações obtidas através de uma estação meteorológica?

É possível obter diversos dados com base nos sensores instalados na estação. Um grande diferencial da Metos Brasil é que as estações meteorológicas podem ser facilmente customizadas com diferentes tipos deles que irão analisar aspectos como precipitação; temperatura e umidade relativa do ar; velocidade e direção do vento; radiação solar global; umidade, temperatura e salinidade do solo; molhamento foliar; pressão barométrica; luz; fluxo de temperatura; temperatura de bulbo seco e úmido; espessura de caules e frutos; EC e pH; ruído; nível de água; temperatura e turgor foliar; pressão da água em tubulações de sistemas de irrigação.

É verdade que preciso de uma grande estrutura para a instalação de uma estação meteorológica automática? Como é feita a manutenção desse equipamento?

Não é preciso ter uma grande estrutura em específico para adquirir uma estação meteorológica. Apenas é necessário um poste metálico e sinal de internet no local de instalação seguindo a configuração escolhida do equipamento. A manutenção da estação meteorológica automática é simples e preventiva, relacionada principalmente à limpeza dos sensores que podem acumular algum tipo de sujeira (terra, insetos ou folhas), como é o caso do pluviógrafo e do painel solar.

Atualmente, existem cerca de 1800 estações meteorológicas iMetos® instaladas no Brasil e mais de 35 mil no mundo todo. Sempre buscando soluções inteligentes e avançadas para a agricultura, a Metos também desenvolveu outras tecnologias de ponta como a armadilha automática de insetos e o laboratório portátil para análise de nutrientes do solo. Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre estações meteorológicas, entre em contato e solicite uma proposta!

Newsletter 

Cadastre-se em nossa newsletter para receber gratuitamente nossas novidades, dicas de como otimizar sua lavoura, informativos de mercado e lançamentos sobre as soluções da Metos Brasil.