O clima mais frio pode trazer a ameaça de geada. Pequenas culturas podem ser protegidas com panos de geada ou algum tipo de cobertura, enquanto plantas maiores podem se beneficiar de ventiladores, fogo, nebulização ou em alguns casos irrigação. Qualquer que seja o método de proteção contra geadas usado, um conhecimento básico da temperatura do bulbo seco e úmido e da sensibilidade da cultura pode ajudar o produtor a proteger melhor seu investimento. O foco deste blog é entender quando usar proteção contra geadas.
Como funciona: as plantas tropicais que crescem em temperaturas mais quentes de 25-35°C podem sofrer danos por frio quando resfriadas a 10-15°C. As plantas mostrarão descoloração, lesões ou murchas. As plantas podem tolerar melhor as temperaturas de resfriamento quando são endurecidas primeiro. O processo de endurecimento das plantas envolve a introdução lenta de temperaturas mais baixas ao longo do tempo. Isso aclimata a planta a temperaturas mais frias e aumenta sua tolerância. É por isso que em alguns anos as mesmas plantas toleram temperaturas mais frias melhor do que em outros anos. Se o clima esfriar gradualmente, as plantas sairão melhor do que se o clima mudar repentinamente de quente para frio.
A lesão por congelamento acontece quando a água dentro da planta atinge uma temperatura abaixo do ponto de congelamento da água. A tolerância ao congelamento pode ser induzida em algumas espécies de plantas e é mais eficaz quando a mudança para temperaturas mais frias é gradual. A lesão por congelamento geralmente ocorre de -1 a -5°C. Nessas temperaturas, o gelo se forma dentro das células vegetais à medida que o gelo se expande. Essa expansão rompe as membranas celulares e as paredes celulares dentro das plantas. Enquanto a planta ainda estiver congelada, ela parecerá ilesa, até o momento que a planta descongela e o dano é revelado.
A temperatura parece um tópico simples, mas após uma inspeção mais detalhada, há muito a saber quando se trata de proteção de cultivos contra geadas. Por exemplo, a diferença entre a temperatura de bulbo seco e a temperatura de bulbo úmido.
A temperatura de bulbo seco é a temperatura medida por um termômetro comum.
A temperatura de bulbo úmido é a temperatura mais baixa que o ar pode ser resfriado pela adição de água, também conhecido como resfriamento evaporativo.
Outra maneira de entender a diferença entre essas duas temperaturas é pensar em si mesmo ao lado de uma piscina. A temperatura de bulbo seco é a temperatura que você sente ali. Agora imagine que você entra na piscina e depois sai. A temperatura de bulbo úmido é a temperatura que você sente quando está molhado. O ponto aqui é que quando a água é adicionada ao ar, há um efeito de resfriamento. Como adicionar água à sua pele esfria sua pele. Isso é importante para entender se a irrigação deve ser usada para proteção contra geadas, porque o ar ao redor da água de irrigação será primeiro resfriado até a temperatura de bulbo úmido. O que significa que, se você ligar a irrigação para proteção contra geadas quando já estiver muito frio, poderá causar mais danos do que se não tivesse irrigado. Este efeito é especialmente pronunciado em baixos níveis de umidade relativa.
Por exemplo, se a temperatura de bulbo seco for 0,0°C quando a irrigação for ligada e a umidade relativa for 60%, a temperatura de bulbo úmido será de cerca de -2,2°C. Isso significa que quando o ar ao redor da irrigação usada para proteger a planta atinge a saturação de umidade, a temperatura que a planta experimenta é de -2,2°C. Para proteger esta planta, a irrigação poderia ter sido ligada quando a temperatura de bulbo seco era de 4,0°C, o que significa que a temperatura de bulbo úmido seria de 1,2°C.
Deve-se notar que há um nível variável de suscetibilidade à geada entre as culturas e um produtor deve saber qual é a temperatura crítica antes de tentar a proteção contra geadas. Outra consideração importante deve ser feita ao determinar quando desligar a irrigação. Normalmente a irrigação pode ser desligada após atingir 4,5°C a 7,0°C, dependendo da suscetibilidade da cultura. Quando a irrigação parar, a temperatura da cultura cairá para a temperatura de bulbo úmido, então a irrigação precisa permanecer ligada até que uma temperatura de bulbo úmido aceitável seja alcançada.
Avaliando o risco de geada com a Metos Brasil
A Metos Brasil possui o sensor de bulbo úmido que pode ser instalado em qualquer modelo de estação de seu catálogo.
Com este sensor, o produtor poderá acompanhar o decréscimo de temperatura com maior precisão em relação a umidade do local e no que concerne antecipar-se ao ponto de congelamento interno das plantas, podendo realizar as ações necessárias como coberturas, ativação de equipamentos de ventilação, irrigação, nebulizadores, etc.
Para saber mais sobre as tecnologias da Metos Brasil, entre em contato.