Previsão do Tempo: chuvas retornam ao Rio Grande do Sul, enquanto tempo seco mantém alerta para baixa umidade no Centro-Norte do Brasil.

Metos Brasil

Metos Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A previsão do tempo para a última semana de julho e o início de agosto indica cenários distintos entre as regiões do Brasil. Enquanto o Rio Grande do Sul segue com maior frequência de chuva devido à atuação de sistemas meteorológicos, grande parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte permanece sob influência do calor intenso e da baixa umidade. No Sudeste, o tempo firme predomina, com chuva fraca e isolada em áreas litorâneas e aumento gradual das temperaturas.

Neste boletim, você confere a previsão do tempo para cada região do país, com os principais destaques sobre chuva, temperatura e condições atmosféricas que podem influenciar o planejamento das atividades ao longo da semana.

Norte

No Norte do país, o predomínio de tempo firme marca a última semana de julho e o início de agosto, condição típica desta época do ano. As instabilidades ocorrem de forma pontual e permanecem concentradas no extremo norte da região, entre o norte do Amazonas e Roraima, onde há previsão de pancadas de chuva ao longo de toda a semana. Nas demais áreas, a previsão é de pouca nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas e isoladas, sem impactos significativos. 

O mapa de precipitação acumulada indica que os maiores volumes de chuva deverão ocorrer entre Roraima e o norte do Amazonas. No restante da região, são esperados acumulados mais baixos, enquanto o estado do Tocantins segue com predomínio de tempo firme e sem expectativa de chuva significativa durante o período.

No aspecto térmico, o destaque da semana será o calor intenso, principalmente entre o sul do Pará e o estado do Tocantins, onde as temperaturas máximas poderão superar os 38°C durante as tardes. Ao longo da semana, o calor ganha intensidade e se expande para outras áreas da região. Associado a esse cenário de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, o período demanda atenção para atividades realizadas em campo, especialmente nas áreas mais suscetíveis ao estresse causado pelo calor e pela baixa disponibilidade hídrica. 

Nordeste

A última semana de julho e o início de agosto no Nordeste inicia sob a influência da circulação marítima sobre o litoral leste, favorecendo maior cobertura de nuvens e a ocorrência de chuvas isoladas ao longo da faixa litorânea. No decorrer da semana, as instabilidades tendem a perder intensidade, embora ainda mantenham condições para precipitações pontuais no litoral. Nas áreas interioranas, o predomínio será de tempo firme durante todo o período, sem atuação de sistemas meteorológicos capazes de provocar chuvas significativas. 

O mapa de precipitação acumulada indica que os maiores volumes de chuva deverão se concentrar no Maranhão, com destaque para áreas próximas ao litoral, além da faixa litorânea leste entre Salvador (BA) e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas da região, predominam baixos acumulados ou ausência de precipitação, mantendo o tempo firme durante a maior parte da semana.

No aspecto térmico, o calor permanece predominante em toda a região, com maior destaque para o Rio Grande do Norte, Ceará e a região do MATOPIBA, onde as temperaturas máximas poderão superar os 38°C durante as tardes. O aumento gradual do calor, aliado aos baixos índices de umidade relativa do ar nas áreas do interior, demanda atenção para atividades realizadas a céu aberto e favorece condições para a ocorrência e propagação de focos de incêndio e queimadas em áreas mais suscetíveis. 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a semana inicia com predomínio de tempo firme e condições de estabilidade em toda a região. Esse cenário permanece até a quarta-feira, quando a umidade presente no norte do Mato Grosso favorece a ocorrência de pancadas fracas e isoladas no estado. Ao mesmo tempo, o avanço da frente fria que atua sobre a Região Sul alcança o centro-sul do Mato Grosso do Sul, contribuindo para precipitações de fraca intensidade entre quarta e quinta-feira. Na sexta-feira, as instabilidades perdem força e o tempo firme volta a predominar. No domingo, um novo sistema meteorológico favorece novamente a ocorrência de chuvas fracas sobre o Mato Grosso do Sul. 

O mapa de precipitação acumulada indica baixos volumes de chuva concentrados entre o centro-sul do Mato Grosso do Sul e o nordeste do Mato Grosso. Nas demais áreas da região, incluindo Goiás e o Distrito Federal, predomina o tempo firme, sem expectativa de precipitações significativas ao longo da semana.

As temperaturas permanecem elevadas em toda a região, com o calor ganhando intensidade e abrangência ao longo da semana. Em diversas localidades, as temperaturas máximas poderão atingir ou superar os 40°C durante as tardes. A combinação entre calor intenso e a ausência de sistemas meteorológicos capazes de favorecer a entrada de maior quantidade de umidade mantém condições mais secas, com a umidade relativa do ar podendo variar entre 20% e 30% nos períodos mais quentes do dia. Esse cenário demanda atenção para atividades realizadas em campo e para culturas mais sensíveis às condições de calor e baixa disponibilidade hídrica. As temperaturas mínimas apresentam pouca variação ao longo da semana, com destaque para Goiás, onde os amanheceres poderão registrar valores próximos de 10°C no início do período. No decorrer da semana, as temperaturas mínimas entram em gradual elevação, reduzindo a sensação de frio nas primeiras horas do dia.

Sudeste

A semana no Sudeste inicia com maior cobertura de nuvens devido à influência do sistema frontal que atua sobre o oceano, mantendo condições para chuvas fracas e isoladas em parte da faixa litorânea da região. Apesar da maior nebulosidade, não há previsão de chuvas significativas entre segunda e quarta-feira, predominando o tempo firme na maior parte da região. Na quinta-feira, a frente fria que avança pela Região Sul alcança o sul de São Paulo, provocando precipitações de fraca intensidade. Na sexta-feira, o sistema se desloca para o oceano, mas ainda favorece chuvas isoladas ao leste da região. No final do período, o tempo volta a ficar estável em toda a região.

O mapa de precipitação acumulada indica baixos volumes ao longo da semana, concentrados principalmente no Sul e no litoral do estado de São Paulo. Nas demais áreas, as precipitações ocorrem de forma pontual e com baixos acumulados, mantendo o predomínio de tempo seco, especialmente no interior da região.

As temperaturas máximas entram em elevação ao longo da semana, com destaque para o oeste de São Paulo e de Minas Gerais, onde os termômetros poderão atingir até 34°C durante as tardes. As menores temperaturas continuam sendo observadas no sul de Minas Gerais no início da semana, com mínimas inferiores a 10°C. No decorrer dos dias, tanto as temperaturas mínimas quanto as máximas apresentam elevação gradual, reduzindo a sensação de frio durante as madrugadas. O principal ponto de atenção permanece voltado para a combinação entre temperaturas elevadas, baixos índices de umidade relativa do ar e ausência de precipitações mais abrangentes, cenário que demanda atenção e monitoramento para atividades realizadas em campo, especialmente em culturas mais sensíveis às condições de calor e baixa disponibilidade hídrica.

Sul

A última semana de julho e o início de agosto na Região Sul do país inicia com a atuação de uma área de baixa pressão sobre o interior do continente, favorecida pelo intenso transporte de calor e umidade. Essa configuração favorece a ocorrência de chuva mais frequente no Rio Grande do Sul entre segunda e quarta-feira. No início da semana, também há condições para chuvas isoladas no litoral catarinense. Na quinta-feira, o sistema avança em direção a Santa Catarina e ao Paraná, porém com menor intensidade. A sexta-feira será marcada pelo predomínio de tempo estável na região. No entanto, no sábado, um novo sistema meteorológico avança sobre o Rio Grande do Sul, reforçando a necessidade de monitoramento. Como o estado já registrou precipitações expressivas na semana anterior, a persistência das instabilidades ao longo desta semana mantém o risco para transtornos localizados. 

O mapa de precipitação acumulada indica que os maiores volumes da semana deverão se concentrar no Rio Grande do Sul, em função da atuação dos dois sistemas meteorológicos ao longo do período. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de acumulados menores.

As temperaturas máximas mais elevadas deverão ocorrer no Paraná, principalmente na faixa oeste, onde os termômetros poderão superar os 34°C. Em contrapartida, a entrada de uma massa de ar mais frio entre quarta e quinta-feira reduz as temperaturas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente nas áreas serranas, onde as máximas deverão variar entre 10°C e 12°C, enquanto as mínimas podem atingir valores entre 2°C e 4°C no amanhecer de quinta-feira. A partir de sexta-feira, tanto as temperaturas máximas quanto as mínimas voltam a subir gradualmente em toda a região. 

Cadastre-se em nossa newsletter para receber gratuitamente nossas novidades, dicas de como otimizar sua lavoura, informativos de mercado e lançamentos sobre as soluções da Metos Brasil.