O avanço de uma frente fria pelo Sul do país provoca mudança nas condições do tempo e favorece a ocorrência de temporais, enquanto o Centro-Oeste, interior do Nordeste e parte da Região Norte seguem com predomínio de calor e tempo seco.
Confira a previsão da semana completa para cada região do país:
Norte
A semana na Região Norte será marcada pela persistência das precipitações típicas da época do ano, favorecidas pela elevada disponibilidade de umidade sobre a região. Os maiores acumulados deverão ocorrer entre Amazonas, Roraima, Amapá e o centro-norte do Pará, com volumes localmente expressivos, especialmente no oeste amazonense.
Nas áreas centrais do Amazonas, oeste do Pará e litoral do Amapá, os acumulados tendem a ocorrer de forma mais irregular, enquanto Roraima e o litoral paraense registram precipitações distribuídas ao longo da semana. Em contrapartida, Acre e Rondônia deverão apresentar volumes menos expressivos, enquanto o Tocantins permanece com predomínio de tempo firme, com possibilidade apenas de chuvas isoladas no extremo norte.
No aspecto térmico, o Tocantins e o sul do Pará seguem como as áreas mais quentes da região. A menor cobertura de nuvens favorece maior incidência de radiação solar ao longo do dia, resultando em temperaturas máximas que podem superar os 34°C. Além do calor, a combinação entre altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar exige atenção para atividades realizadas ao ar livre e para o manejo agrícola.
Nordeste
No início do período, a atuação de condições atmosféricas favoráveis manterá a ocorrência de chuvas ao longo de toda a faixa litorânea da região. As precipitações deverão ocorrer de forma fraca a moderada e abrangem o litoral norte e leste da região.
O mapa de precipitação acumulada indica que os maiores volumes deverão se concentrar entre o litoral do Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe e Alagoas. Em contrapartida, não são esperados volumes significativos no interior da região, caracterizando um período de baixa ocorrência de precipitações.
Quanto ao aspecto térmico, as temperaturas máximas mais elevadas deverão ocorrer no interior da região, especialmente entre o sul do Maranhão, do Piauí e oeste da Bahia. Nessas áreas, os termômetros poderão superar os 34°C, exigindo atenção para o manejo das atividades em campo devido aos baixos índices de umidade relativa do ar. Esse cenário tende a persistir ao longo de toda a semana. Por outro lado, as temperaturas mínimas não apresentam variações significativas durante o período.
Centro-Oeste
A semana será marcada pela persistência de condições estáveis na maior parte da região até quinta-feira. A partir de sexta-feira, o avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil favorecerá o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas, principalmente no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no oeste do Mato Grosso. Embora os volumes previstos não sejam elevados, o sistema avançará durante o sábado. No domingo, as condições de estabilidade voltam a predominar em toda a região.
O mapa de precipitação acumulada indica que os maiores volumes do período deverão ocorrer no centro-sul do Mato Grosso. Em contraste, áreas do oeste mato-grossense receberão precipitações menos expressivas, enquanto Goiás e o norte do Mato Grosso deverão registrar baixos volumes ou ausência de chuva ao longo da semana.
No aspecto térmico, o destaque permanece sendo o calor intenso no norte do Mato Grosso e em Goiás, onde as temperaturas máximas poderão superar os 34°C. Esse cenário contrasta com o sul do Mato Grosso do Sul, onde a entrada de ar frio entre sexta-feira e sábado provocará redução das temperaturas máximas, que poderão permanecer próximas de 16°C em algumas localidades.
Sudeste
Para a Região Sudeste, a semana começa com instabilidades concentradas no litoral de São Paulo e na região serrana do Rio de Janeiro. Com o avanço de uma frente fria que atua sobre a região, as chuvas se concentrarão, no decorrer do período, na faixa leste de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo. Na quinta-feira, predominarão condições de estabilidade em grande parte da região, com exceção de chuvas localizadas entre Minas Gerais e Espírito Santo. Na sexta-feira, espera-se tempo firme em toda a região. No sábado, a aproximação de uma nova frente fria fará com que as chuvas retornem ao sul de São Paulo, concentrando-se na faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro no domingo.
Os maiores acumulados de precipitação deverão ocorrer entre o oeste paulista, o Triângulo Mineiro e o litoral de São Paulo. Em contrapartida, o centro-oeste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo tendem a registrar os menores volumes do período.
No aspecto térmico, o início da semana será marcado por temperaturas elevadas no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde os termômetros podem superar os 32°C. A atuação de uma massa de ar frio favorecerá temperaturas mínimas mais baixas, especialmente no sul de Minas Gerais, com valores entre 6°C e 8°C. Ao longo da semana, essa massa de ar perde intensidade gradualmente, permitindo a elevação das temperaturas. Entre sexta-feira e sábado, o aquecimento pré-frontal favorecerá uma leve elevação térmica, principalmente entre São Paulo e Rio de Janeiro. Com a passagem de uma nova frente fria, as temperaturas voltam a diminuir no domingo e no início da próxima semana.
Sul
O início do período na Região Sul será marcado pelo predomínio de estabilidade atmosférica na maior parte do território. As instabilidades ficarão restritas principalmente à faixa litorânea de Santa Catarina e do Paraná, condição que persiste até quinta-feira. A partir de sexta-feira, o avanço de uma nova frente fria favorecerá o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas em toda a região, com os maiores volumes previstos para a metade oeste. No sábado, as precipitações tendem a se concentrar entre o norte de Santa Catarina e o centro-leste do Paraná. Já no domingo, as condições de estabilidade retornam à maior parte da região, com exceção do litoral paranaense.
Os maiores acumulados de chuva da semana deverão ocorrer na faixa oeste da região, estendendo-se do sudoeste gaúcho ao oeste catarinense. De modo geral, as precipitações serão bem distribuídas, embora com volumes menos expressivos em algumas áreas.
Quanto ao aspecto térmico, o início da semana será caracterizado por um contraste entre temperaturas máximas mais amenas no Rio Grande do Sul e valores mais elevados no noroeste do Paraná. A massa de ar frio atuante perderá intensidade gradualmente, favorecendo a elevação das temperaturas máximas até quinta-feira. No final de semana, os termômetros voltam a subir gradualmente, com o noroeste do Paraná registrando os maiores valores da região, podendo superar os 24°C. Em relação às temperaturas mínimas, o risco para ocorrência de geadas permanece entre o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná durante a quarta-feira.






