Manejo da Irrigação para Otimização no Uso de Água e Nutrientes

Metos Brasil

Metos Brasil

A deficiência hídrica afeta diretamente ou indiretamente quase todos os processos fisiológicos nas plantas, dessa forma ela tem grande influência no crescimento, desenvolvimento e produtividade das culturas. O efeito do stress hídrico na transpiração e fotossíntese e subsequente absorção de água e nutrientes pelas raízes impacta profundamente as plantas e seu potencial produtivo. Muito do aumento da produção global de alimentos pode ser relacionado ao desenvolvimento de práticas agrícolas aprimoradas, incluindo o fornecimento de água e nutrientes de forma mais eficiente às culturas.

O fornecimento de água por meio da irrigação é uma das práticas mais comuns em áreas com baixo índice pluviométrico, com frequente ocorrência de veranicos ou como suplementação para altas produtividades. O correto uso da irrigação é importante não apenas pelo simples fornecimento de água para as plantas, mas também pela influencia indireta que ela tem em diversos processos fisiológicos da planta, assim como o crescimento radicular e a absorção de nutrientes.

A disponibilidade de nutrientes no solo pode ser definida como uma relação entre a presença do nutriente no solo e a capacidade de cada espécie em absorvê-lo pelas raízes, sendo o crescimento e morfologia da raiz extremamente importante nesse processo. Para que a planta absorva o nutriente pelas raízes, outra questão importante deve ser respondida, será o nutriente transportado até a raiz ou irá a raiz crescer até que encontre o nutriente? Ambas as respostas estão corretas, porém a intensidade com que cada um ocorre difere, sendo muito mais frequente a movimentação do nutriente até a raiz por meio de fluxo de massa ou difusão do que a interceptação radicular.

Mesmo não sendo o contato íon-raiz a principal forma de absorção de nutrientes pela planta, o crescimento e volume de raiz da planta tem influencia direta na absorção de nutrientes; de maneira geral, maior volume radicular irá resultar em maior capacidade de absorção de água e nutrientes. O crescimento e a morfologia das raízes são controlados por fatores genéticos e ambientais, sendo esses principalmente o oxigênio, água, temperatura, nutrientes, e impedimentos mecânicos.

Com o conhecimento teórico aplicado a campo e com auxílio das tecnologias disponíveis é possível otimizar alguns dos fatores que afetam o desenvolvimento e produtividade das culturas, a exemplo a otimização na absorção de nutrientes. Como mencionado anteriormente, a absorção de nutrientes está relacionada com a morfologia das raízes, que por sua vez está relacionada com alguns fatores ambientais que o produtor consegue controlar. Por meio da irrigação bem feita o produtor fornece a quantidade de água ideal para que solo possua ambos água e oxigênio em níveis ótimos para a atividade radicular e absorção de nutrientes. Além disso, a umidade do solo em teores ótimos é fundamental para que a movimentação de nutrientes no solo por meio da difusão ou fluxo de massa ocorram.

Por outro lado, cuidados com o excesso de irrigação é fundamental. O excesso de água no solo irá saturá-lo e diminuir o nível de oxigênio disponível para as raízes. Sem ele, as raízes interrompem seus processos respiratórios, o que leva a planta ao stress e possível morte de células e estruturas. Além disso, irrigação em excesso pode lixiviar nutrientes moveis no solo e a aumentar a perda de nitrogênio por desnitrificação anaeróbica.

As tecnologias da Metos auxiliam o produtor a obter o maior potencial produtivo das plantas. Nossos sensores e ferramentas disponíveis na plataforma e aplicativo Fieldclimate provêm informações que auxiliam de forma global as atividades dentro da porteira.

No trabalho com a fertilidade do solo, as sondas e sensores de umidade e salinidade do solo integrados as estações meteorológicas fornecem dados precisos de quando e quanto irrigar. Além disso, é possível acompanhar o deslocamento de sais minerais no solo, servindo de indicativo preliminar da presença de nutrientes e dos níveis de concentração de sais por profundidade.

Essas informações auxiliam o produtor a entender a relação da disponibilidade de nutrientes na solução no solo e a capacidade da raiz em absorver tais nutrientes de acordo com o estádio de desenvolvimento da cultura, prezando assim por uma adubação mais inteligente e plantas mais saudáveis.

Nosso serviço de previsão meteorológica de alta assertividade também tem grande valia no planejamento de adubações, auxiliando o produtor a evitar perdas por lixiviação ou falta de umidade para solução do solo. Além das adubações essa ferramenta auxilia no planejamento de operações diversas como preparo do solo, plantio e ambiência animal, tendo entre seus destaques o controle de pragas e doenças, contando com uma janela de indicação para os momentos mais favoráveis a pulverização.

Durante toda sua história a Metos segue como linha de frente no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o Agronegócio sempre pensando em soluções práticas para o dia-dia do produtor.

O MobiLab é uma ferramenta de análise de solo portátil que permitirá respostas mais rápidas as necessidades nutricionais da lavoura sem a necessidade de aguardar pelo envio e retorno de amostras de solo dos laboratórios.

Em breve também a Metos também trará ao mercado nacional o analisador foliar DUALEX®, um sensor de clipe de folha que através do Índice de equilíbrio de nitrogênio (NBI®) combina em seus valores a leitura de clorofila e flavonóis na folha(relacionados à alocação de nitrogênio / carbono) servindo como indicador do status de nitrogênio nas plantas e base de informações para trabalhar com fertilidade em agricultura de precisão.

Saiba mais sobre a Pessl Instruments

Com sede em Weiz, na Áustria, a Pessl Instruments foi fundada em 1984 pelo atual CEO. A empresa faz negócios com mais de 80 países, além de desenvolver e distribuir soluções de tecnologia de monitoramento de clima, risco agrícola e gestão de irrigação para sua base de clientes.

Distribuídos globalmente pela marca iMetos, os produtos incluem estações meteorológicas, dispositivos de monitoramento de umidade do solo, controladores de automação de irrigação, armadilhas eletrônicas para insetos, sistemas de monitoramento remoto de plantações e doenças, software de alerta de pragas e previsões meteorológicas localizadas.

Para mais informações, acesse https://www.metos.com.br/estacoes

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Newsletter 

Cadastre-se em nossa newsletter para receber gratuitamente nossas novidades, dicas de como otimizar sua lavoura, informativos de mercado e lançamentos sobre as soluções da Metos Brasil.