Conheça algumas dicas para reduzir os custos com a irrigação

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

[ux_image id=”930″ margin=”0px 0px 32px 0px”]

A irrigação é um dos vários fatores que pode impactar positivamente o sucesso de qualquer produção agrícola. Como a atividade afeta diretamente a produtividade nas lavouras, é necessário estar atento para obter um bom desempenho e o maior retorno financeiro possível.

Por isso, a Metos Brasil traz algumas dicas para ajudar os produtores a reduzirem os custos com irrigação. A chave é ter um bom planejamento do momento da irrigação e sempre utilizar a água de maneira racional, já que ela é um recurso natural que deve ser preservado.

Manejo inteligente da irrigação com estações meteorológicas

Buscar saber mais sobre a irrigação inteligente é uma ótima alternativa. Existem instrumentos próprios para te auxiliar no manejo da irrigação, a utilização de estações meteorológicas especificamente localizadas é a principal delas. Estratégicas, as estações meteorológicas da Metos Brasil coletam todos os dados necessários para a tomada de decisão do agricultor e possibilitam a aplicação da quantidade certa de água, no momento exato. Além disso, os dados são precisos e podem ser acessados via computador ou através de qualquer dispositivo móvel, tornando prático o uso no dia-a-dia do produtor.

O manejo inteligente da irrigação garante sustentabilidade na produção agrícola, racionalizando o consumo de energia e água. Consequentemente, ocorre a redução no encharcamento do solo e perda de nutrientes por lixiviação, aumentando a produtividade da lavoura e o retorno financeiro do produtor.

Manutenção e calibração do sistema de irrigação

Cuidar da manutenção e calibrar periodicamente o sistema de irrigação também é uma das formas de reduzir os custos. Esse passo garante que a quantidade de água determinada no sistema de controle é a mesma quantidade de água que está saindo nos bicos dos aspersores. Para aumentar a lucratividade da sua produção com o menor impacto possível sobre os recursos hídricos e energéticos, a manutenção periódica também evita qualquer chance de desperdícios e possíveis vazamentos.

Irrigação no período noturno

Uma das práticas que podem ser adotadas é a irrigação no período noturno, que pode resultar em reduções significativas nos custos de irrigação. Já existem programas de incentivo à atividade se feita entre os horários que variam entre noite e madrugada. O motivo é a menor demanda de energia elétrica nos outros setores e a diminuição da tarifa de energia, também conhecida como tarifa verde.

Atualmente, existem cerca de 2500 estações meteorológicas iMetos® instaladas no Brasil e mais de 35 mil no mundo todo. Buscando soluções viáveis para a agricultura, a Metos também desenvolveu outras tecnologias de ponta para te ajudar a usar a previsão do tempo a seu favor. Caso deseje saber mais sobre nossas soluções inteligentes, entre em contato conosco e solicite uma proposta!

Newsletter 

Cadastre-se em nossa newsletter para receber gratuitamente nossas novidades, dicas de como otimizar sua lavoura, informativos de mercado e lançamentos sobre as soluções da Metos Brasil.